Em um hospital de Bergamo profundamente afetado pela pandemia de Covid-19, médicos exaustos refletem sobre como se preparar para o próximo surto.

Segundo o relato dos médicos, este surto é mais do que um fenômeno de terapia intensiva, é uma crise de saúde pública e humanitária, que requer cientistas sociais, epidemiologistas, especialistas em logística, psicólogos e assistentes sociais. Precisamos urgentemente de agências humanitárias que reconheçam a importância do envolvimento local. A OMS declarou profunda preocupação com a disseminação e gravidade da pandemia e com os níveis alarmantes de inação. No entanto, são necessárias medidas ousadas para retardar a infecção. O bloqueio é fundamental: o distanciamento social reduziu a transmissão em cerca de 60% na China. Mas um pico adicional provavelmente ocorrerá quando medidas restritivas forem relaxadas para evitar grande impacto econômico. Precisamos fortemente de um ponto de referência compartilhado para entender e combater este surto. Precisamos de um plano de longo prazo para a próxima pandemia.

O coronavírus é o Ebola dos ricos e requer um esforço transnacional coordenado. Não é particularmente letal, mas é muito contagioso. Quanto mais medicalizada e centralizada a sociedade, mais disseminado o vírus. Essa catástrofe que se desenrola na rica Lombardia pode acontecer em qualquer lugar.

https://catalyst.nejm.org/doi/full/10.1056/CAT.20.0080#.XncKDCUU8M8.twitter